quinta-feira, 6 de agosto de 2009

DÍZIMO O QUE DIZ A BÍBLIA


O Que Significa Dízimo. Segundo o dicionário, dízimo significa a décima parte de qualquer coisa: Objetos, Legumes, Fazenda, Dinheiro e etc.

Quem Deve Pagar Dízimo. Todos os servos de Deus que se sentirem gratos pelas vitórias alcançadas no Senhor, como foi o caso de Abraão quando voltava da guerra que libertou seu sobrinho Ló, Gn.14:17-20. Foi a maneira que Abraão encontrou para agradecer a Deus – Seja agradecido a Deus, demonstre isto devolvendo o Dízimo ao Senhor. Jacó quando teve um encontro com Deus em Betel, ficou tão feliz que fez um voto a Deus de pagar o dízimo de tudo Gn.28:20-22.

Para Que Pagar o Dízimo. Segundo as escrituras o dízimo foi instituído por Deus nos dias de Abraão com as seguintes finalidades:
a) Honrar o Senhor nosso Deus. Pv.3:9. Hb.7:8.
b) Para o sustento do líder. Nm.18:21. Lc.10:7. I Co.9:13,14.
c) Para manutenção da obra. II Cr.31:4.
d) Para existir fartura na casa de Deus. Ml.3:10. II Cr.31:6.
e) Para evitar maldição sobre o crente. Ml.3:9-12.
A Bíblia diz que quem não paga dízimo é LADRÃO, Ml.3:8, e é amaldiçoado. Ml.3:9. diz também que nenhum ladrão entra no reino dos céus. I Co.6:9,10.

De Que Devemos Pagar o Dízimo. A ordem de Deus é que devemos pagar o dízimo de tudo. II Cr.31:6,7. Lv.27:30,32. Lc.18:12. Gn.28:20-22.

Onde Devemos Pagar o Dízimo. Segundo a Bíblia nossa regra de fé, devemos entregar os nossos dízimos na casa do tesouro Ml.3:10. II Cr.31:10-12.
Isto é na tesouraria da Igreja da qual somos membros.

Promessa Para os Que Pagam Dízimo. Deus promete derramar bênçãos e repreender o devorador para não causar danos nos bens daqueles que pagam dízimos. Ml.3:10,11. Pagar dízimo é ser fiel a Deus. A Bíblia é cheia de promessas para os fieis. Ap. 2:10. Sl.101:6. Mt.25:23. Que Deus nos ajude a ser fiel ao Senhor.



Gn 14.17-20
Pão e vinho significam provisão celeste para os momentos difíceis 17E o rei de Sodoma saiu-lhes ao encontro (depois que voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele) no vale de Savé, que é o vale do Rei.
18E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e este era sacerdote do Deus Altíssimo. 19E abençoou-o e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; 20e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo de tudo.

Gn 28. 20-22
20E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestes para vestir, 21e eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor será o meu Deus; 22e esta pedra, que tenho posto por coluna, será Casa de Deus; e, de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

Pv. 3.9-10
9Honra ao Senhor com os teus bens
e com as primícias de toda a tua renda;
10e se encherão fartamente os teus celeiros,
e transbordarão de vinho os teus lagares.

Hb 7.8 NTLH
8No caso dos sacerdotes, a décima parte é recebida por homens que um dia vão morrer. Mas, no caso de Melquisedeque, como dizem as Escrituras Sagradas, a décima parte foi recebida por alguém que continua vivo.

Nm 18.21
21Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação.

Lc. 10.7
7E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa.

1Co 9.13-14
13Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar participam do altar? 14Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.

II Cr. 31.6
6E os filhos de Israel e de Judá que habitavam nas cidades de Judá também trouxeram dízimos das vacas e das ovelhas e dízimos das coisas sagradas que foram consagradas ao Senhor, seu Deus; e fizeram muitos montões.

Sl 101.6
6Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.

Ap. 2.10b
Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida`

Mt. 25.23
23Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

3 comentários:

  1. pastor eu verifiquei em algumas referencia citada aqui neste blog mais eu percebi que no novo testamento ñ fala sobre o dizimo que devemos entregar mais sim fala dom fariseus que orava a DEUS disendo que jenjuava trez vez por dia e dava o dizimo
    mais eles ñ era conciderado crente obedinte a DEUS mais esaltadores , e nem uma outra pare citado no novo testamento fala que jesus ensinou os seus dicipulos entregar o dizimo , eu sei que no velho testamento era lei mais por que os levitas ñ tinha terra e moises colocou esta lei para que os levitas pudese ter o que comer c
    mais em nem uma parte eu vi citado que era dinheiro que era o dizimo naquela epoca pastor eu ñ sou contra ajudar a igreja , até mais do que dez por cento mais ser obrigado de alguma forma a dar este dizimo , eu sou contra , porque é anti biblico , se o pastor puder me esplicar ão contrario , me esplica porque eu quero ir para o céu , meu msn é ananiasp_rocha@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir